Saldo positivo: apesar da derrota, João Fonseca alcança melhor ranking da carreira
Jovem tenista terá alguns dias de folga até se preparar para o saibro

Mesmo com a derrota para o australiano Alex De Minaur na terceira fase do Masters 1000 de Miami, em jogo que aconteceu na noite da última segunda-feira, o brasileiro João Fonseca tem razões para celebrar a volta para casa. Por conta de “resultados paralelos”, como se diz no futebol, ele já garantiu o melhor ranking da ainda curta carreira.
Na atualização do ranking da ATP, Fonseca será, no mínimo, o 59º do mundo após a vitória do americano Taylor Fritz, 4° colocado, sobre o lucky-loser australiano Adam Walton nas oitavas de Miami. Walton era um dos jogadores que poderia passar o brasileiro nesta semana.
João Fonseca ainda fica no aguardo do desempenho do italiano Luciano Darderi no Challenger de Napoli, já que este jogador, em caso de mais uma vitória neste torneio, ultrapassará o brasileiro. De qualquer forma, o 58° ou o 59° lugar já garantidos nesta semana fazem o brasileiro de 18 anos viver o seu melhor ranking da carreira.
O posicionamento na lista da ATP é importante principalmente para a inscrição nas competições maiores. Quanto mais João Fonseca subir, menos precisará jogar os “qualys” para entrar nas chaves. Ele voltará a competir no fim de abril, no saibro, no Masters 1000 de Madri.
João Fonseca quer dias de folga
Depois da derrota de virada para De Minaur, que perdeu nesta terça para o italiano Matteo Berrettini, João Fonseca concedeu entrevista à ESPN e falou do seu desejo de curtir umas férias no Rio de Janeiro:
“Estou de férias agora. Terei umas semanas de férias. Vou descansar e voltar pro Rio de Janeiro. Descansar um pouco com a família e a namorada. Depois, começo a temporada no saibro. Estamos vendo ainda como vai recomeçar, mas possivelmente em Madri. Já mudou bastante coisa. O Rio Open foi um caos, estava tudo lotado no Rio. Depois passei mais uma semana em casa, mas não sou muito de andar na rua. Ando mais de carro e sou mais caseiro, acredito que vai ser tranquilo (risos)”, disse João, à ESPN, na segunda-feira à noite.