Ex-treinador de Sinner vê troca de geração e pede mais jogos para avaliar João Fonseca
Brasileiro vem tendo um crescimento muito rápido dentro do circuito

Nome conhecido do tênis mundial, tendo ajudado a formar vários grandes jogadores, o ex-treinador de Jannik Sinner, Ricardo Piatti, falou em nova entrevista sobre a “troca de geração” que está acontecendo no tênis e pediu um pouco mais de calma com o brasileiro João Fonseca. Ele quer ver o carioca atuando em mais partidas antes de fazer uma análise mais profunda do seu jogo e projetar o seu futuro:
“Está acontecendo uma troca de geração. João Fonseca, com 18 anos, jogou apenas 33 partidas na ATP. Eu dizia ao Jannik que ele precisava jogar 150 antes de almejar um grande salto de nível. Ele tinha pressa: na 139ª partida, virou o número nove do mundo. Vamos dar tempo ao Fonseca, falamos de novo quando ele chegar a 80 partidas”, disse o treinador italiano, em recente entrevista ao Corriere della Sera, da Itália.
Em entrevista recente ao jornal italiano Corriere della Sera, Riccardo Piatti, técnico que trabalhou por cerca de 7 anos na formação de Jannik Sinner, mencionou João Fonseca ao ser perguntado sobre o momento atual do tênis.
Ele sinalizou que o João ainda tem pouquíssima… pic.twitter.com/wurrH0R3SC— João Fonseca Updates (@fonsecaupdates) April 9, 2025
Mas o fato é que Fonseca vem trilhando um crescimento meteórico desde o segundo semestre do ano passado. Vivendo agora o seu melhor ranking, 59°, ele já tem três títulos em 2025, sendo o seu primeiro ATP, um 250, em Buenos Aires.
João Fonseca vinha de férias desde a derrota para Alex De Minaur na terceira fase do Masters 1000 de Miami. Na última semana, voltou a treinar no saibro do Rio de Janeiro em preparação para a sua volta ao circuito, a partir do dia 21, em Madrid.